História do BA Aveiro

 

O Banco Alimentar Contra a Fome Aveiro nasceu em 1997 por iniciativa de um grupo de amigos na sua grande maioria companheiros do Rotary Clube de Aveiro, que ao terem conhecimento da acção dos Bancos Alimentares de Lisboa e Porto, entenderam que em Aveiro fazia falta uma Instituição similar.
Inteiraram-se da parte processual que era necessário concretizar para oficializar uma instituição com fins assistenciais e com determinação e orientação do Banco Alimentar de Lisboa, foram dando os passos necessários à oficialização do Banco Alimentar.
Alguns elementos desse grupo visitaram os Bancos de Lisboa e Porto, coincidindo a visita com o dia de uma campanha de recolha de géneros alimentares; ficaram entusiasmados com o espírito solidário e de voluntariado que encontraram e desenvolveram as acções necessárias para no dia 19 de Junho de 1997 se realizar a escritura no 2º cartório notarial de Aveiro de oficialização do Banco Alimentar Contra a Fome/Aveiro.
Ao longo destes 13 anos de existência o Banco estruturou-se e nos dias de hoje abrange efectivamente todo o distrito de Aveiro, sua área de actividade, havendo, no entanto, 2 concelhos (Arouca e Castelo de Paiva) onde as campanhas ainda não se realizam por falta de voluntariado que coordene a campanha localmente.
O apoio do Banco tem vindo a aumentar gradualmente ao longo dos anos e a sua imagem de credibilidade é uma marca bem sedimentada pelo rigor que exige a sua acção e transmite às cerca de 200 instituições apoiadas.

A procurar...
BA AbrantesBA AlgarveBA AveiroBA BejaBA BragaBA Castelo BrancoBA CoimbraBA Cova da BeiraBA ÉvoraBA Leiria-FátimaBA LisboaBA MadeiraBA OesteBA PortalegreBA PortoBA SantarémBA São MiguelBA SetúbalBA TerceiraBA Viana do CasteloBA Viseu

Campanha Pilhas por Alimentos

O Banco Alimentar de Aveiro foi o grande vencedor da campanha Pilhas por Alimentos, recolhendo 1.910 kg de pilhas usadas. Na 1ª edição da campanha Pilhas por Alimentos, os 13 BA que participaram reuniram um total de 6,9 toneladas de pilhas usadas.

Saiba mais »

O BANCO ALIMENTAR DE AVEIRO ANGARIOU 114 TONELADAS DE PRODUTOS NA CAMPANHA DE RECOLHA DE 27 E 28 DE MAIO DE 2017.

Na zona de actuação do Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro foram angariadas 114 toneladas de produtos alimentares na última campanha de recolha.

Os bens alimentares serão distribuídos localmente, já a partir da próxima semana, a 36.190 pessoas com carências alimentares comprovadas, através de 211 Instituições de Solidariedade Social previamente seleccionadas para o efeito e supervisionadas pelo Banco.

A campanha mobilizou cerca de 1.800 voluntários, que recolheram as contribuições efectuadas nos 155 supermercados onde foi organizada a recolha.

Saiba mais »
mais notícias »